O GVBus


O GVBus

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) representa 12 empresas operadoras do Sistema Transcol. São elas: Granvitur, Metropolitana, Nova Transportes, Netuno, Praia Sol, Satélite, Serrana, Serramar, Santa Paula, Santa Zita, Unimar e Vereda.
O GVBus também representa três consórcios: os Consórcio Centro Sul e Serra que operam o serviço seletivo e o Consórcio Cidadania, responsável pelo planejamento e operação do Serviço Especial Mão-na-Roda.

Essas empresas empregam cerca de dez mil pessoas, duas mil de forma indireta e oito mil de forma direta, entre motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos e funcionários administrativos, que fazem, todos os dias, um trabalho contínuo para atender os cidadãos. No total, são transportados 16,3 milhões de passageiros, percorrendo 9,3 milhões de quilômetros por mês.

Dos 16,3 milhões de passageiros atendidos por mês, 14,4 milhões são pagantes, sendo que cerca de 7,0 milhões utilizam o vale-transporte, pago quase integralmente pelos empregadores. Dos 1,9 milhão restante, 854 mil são de viagens de estudantes que pagam meia passagem. Já os estudantes com gratuidade no Sistema Transcol somam cerca de 21,9 mil alunos, com 427 mil deslocamentos mensais, representando 2,63% dos passageiros transportados.

Atualmente, o transporte coletivo engloba 1.466 ônibus, entre articulados, padrons e convencionais; além de 66 veículos do serviço Seletivo.

"O Sistema Transcol tem a menor taxa por KM rodado do Brasil"

Números

25 micros, do Serviço Mão na Roda.
10 terminais de ônibus.
Atende um total de mais de 16,3 milhões de pessoas/ mês, sendo 14,4 milhões pagantes (vale transporte e dinheiro), 46 mil de estudantes que pagam meia passagem e 27 mil estudantes com gratuidade do Sistema Transcol. 
Para garantir o bom funcionamento das frotas, a cada três meses todos os veículos são vistoriados, prevenindo assim acidentes e quebra de ônibus.
As empresas que compõe o GVBus empregam ao todo 8 mil pessoas diretamente, entre motoristas, cobradores, fiscais, administrativo e oficinas.

O que compete ao GVBus?

P
ara entender melhor como funciona o GVBus, temos que procurar entender sua função e o que compete a ele. Muitas questões só podem ser resolvidas pela Ceturb, outras pela SETOP. Há os assuntos que devem ser determinados por todos eles. Portanto, é importante que a sociedade saiba quais os limites de atuação do GVBus para que possa cobrar dele o que lhe compete.

São atribuições do GVBus:

I– exclusividade de representação da categoria econômica das empresas de transporte coletivo intermunicipal urbano de passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória – TRANSCOL;
II – defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria econômica, inclusive em questões administrativas ou judiciais;
III – representar a categoria econômica perante quaisquer instâncias, poderes ou esferas de competência política, judiciária ou administrativa;
IV – participar obrigatoriamente nas negociações coletivas de trabalho e, se for o caso, celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho;
V – suscitar dissídio coletivo de trabalho perante o Tribunal do Trabalho, por deliberação da assembléia;
VI – eleger ou designar os representantes da categoria;
VII – colaborar com o poder público, em quaisquer das esferas de competência político-administrativa, como órgão técnico e consultivo, nos estudos e solução dos problemas que se relacionam com a categoria econômica representada;
VIII – defender os interesses individuais, coletivos e difusos da categoria, em dissídio coletivo, mandado de segurança coletiva, bem como através de outras ações ou medidas judiciais previstas em lei e normas convencionais;
IX – impor contribuições a todos aqueles que participam da categoria representada, nos termos da legislação vigente;
X -
Representar o interesse das operadoras quanto á necessidade de avaliação tarifária, junto ao Governo, com Assento noCGTRAN (Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Voltar Versão para impressão

SAC do GVBus
Telefone: 2122-0233 / E-mail: sac@gvbus.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira,
de 8h às 18h20 e aos sábados, de 8h às 18h


©2012 - Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória