Cartão Estudante


1. Estudante ou Passe Escolar

O cadastramento e o recadastramento do cartão Passe Escolar, que garante 50% de desconto no preço da passagem do Transcol, passou por alterações a partir de 2012 será via Web. Quem não possui o cartão Passe Escolar deverá procurar os terminais de Campo Grande, Ibes e Laranjeiras e a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis).

2. Documentos necessários

2.1. Para os alunos

Para cadastro: cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; cópia de comprovante de residência em nome dos pais ou do próprio estudante (no caso de aluguel, anexar uma declaração do proprietário ou cópia do contrato), 01 foto 3x4 frontal e recente, sem marcas, carimbos, cortes ou manchas,não podendo ser digitalizada e a ficha de cadastro Preenchida e impressa via web, com assinatura e carimbo da direção ou pessoa credenciada da escola. Além desses documentos, os universitários devem apresentar cópia do horário individual.

Quem já possui o cartão Passe Escolar terá que apresentar, para recadastramento: cartão Passe Escolar; cópia do comprovante de residência em nome dos pais ou do próprio estudante (no caso de aluguel, anexar uma declaração do proprietário ou cópia do contrato), cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e ficha de recadastramento entregue pela escola preenchida. Os universitários também devem apresentar cópia do horário individual.  

2.2. Para as Instituições de ensino

O formulário está disponível para impressão no site Gvbus na aba Bilhetagem > Formulários > Formulário da ficha cadastral escolar. Em caso de inclusão, apresentar formulário de cadastro preenchido com cópias da documentação abaixo (conforme enquadramento da instituição) e documentos R.G e CPF do Diretor e pessoa credenciada; Em caso de atualização, se não houver alteração do último ano letivo, apresentar formulário de cadastro preenchido e calendário letivo.

2.2.1. Instituições de ensino superior (faculdades, universidades e centros universitários)

  • Documento de credenciamento ou recredenciamento emitido pelo poder público (autorização de funcionamento).
  • Documento de autorização para os cursos superiores de graduação, sequencial, extensão ou tecnológico (exceto se centro universitário ou universidades que possuem autonomia universitária para criar seus próprios cursos)
  • Calendário letivo assinado e carimbado pelo diretor.
  • CNPJ
  • Estatuto, Contrato Social ou regimento da instituição de ensino.

 2.2.2. Pós-graduação

  • Documento de credenciamento ou recredenciamento específico para ministrar cursos de pós-graduação, emitido pelo poder público.
  • Estatuto constitutivo ou regimento da instituição de ensino.
  • Grade curricular.
  • Calendário letivo assinado e carimbado pelo diretor.
  • CNPJ

 2.2.3. Ifes e demais órgãos federais de educação

  •  Instrumento de credenciamento ou recredenciamento (autorização de funcionamento)
  •  Estatuto ou regimento da instituição de ensino.
  •  Relação de cursos aprovado pelo conselho de direção
  •  Calendário letivo assinado e carimbado pelo diretor.
  •  CNPJ

 2.2.4. Instituições de ensino básico (infantil ensino fundamental, ensino médio, EJA - Educação de Jovens e Adultos, técnicos profissionalizantes).

  • Documento de credenciamento ou recredenciamento emitido pelo poder público (autorização de funcionamento).
  • Documento de autorização dos cursos.
  • Estatuto constitutivo ou regimento da instituição de ensino, contrato social.
  • Calendário aprovado pelo subnúcleo regional de educação.
  • CNPJ.

2.2.5. Pré-vestibular

  • Instrumento constitutivo (estatuto ou contrato social).
  • Alvará de localização e funcionamento.
  • CNPJ.
  • Calendário letivo assinado e carimbado pelo diretor.  

 3. Como bloquear o cartão

A implantação da bilhetagem eletrônica oferece ao passageiro que perder o cartão um serviço exclusivo para bloqueio e reembolso dos créditos restantes em um novo cartão. Para ter acesso ao serviço, ele deverá acionar o GVBus e autorizar a operação, fornecendo seus dados pessoais. A medida só é permitida porque o cartão possui um chip eletrônico. O bloqueio é feito na Loja Central do GVBus na Reta da Penha, Ed. Century Tower, Torre B ou pelo telefone 2122-0233.

4. Como pedir segunda via

O cartão Passe Escolar pode ser solicitados em qualquer posto do GVBus, além da Loja Central na Avenida Nossa Senhora da Penha. Para toda e qualquer segunda via, será preciso apresentar documentos de identidade e pagar uma taxa de R$ 20,00.

5. Postos de Atendimento

  • Loja da UFES- (próximo ao cine Metropolis)
  • Terminal de Campo Grande
  • Terminal de Ibes
  • Terminal de Laranjeiras

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

5.2. Para tirar dúvidas:

SAC

Tel.: (27) 2122-0233

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h20, e das 8h às 18h, no sábado.

E-mail: sac@gvbus.org.br 

 

6. Perguntas mais frequentes

6.1. Quem tem direito ao passe escolar?

Têm direito ao passe escolar os alunos regularmente matriculados em estabelecimento de ensino infantil, fundamental e médio, técnico profissionalizantes, pré-vestibulares, superiores de graduação e pós-graduação, reconhecidos oficialmente, e que residam a mais de um quilômetro da escola.

6.2. Qual a vantagem de possuir o passe escolar?

Garante ao aluno o pagamento de 50% do valor da tarifa.

6.3. Como fazer para solicitar a carteira do passe escolar?

O aluno acessa a web atráves do www.gvbus.org.br preenche o formulário, leva o mesmo para ser assinado e carimbado pela direção da escola ou pessoa credenciada.

6.4. Até quando o estudante pode solicitar a carteira do passe escolar?

Durante todo o período letivo da instituição de ensino.

6.5. Em quanto tempo é emitido o cartão de passe escolar?

A primeira via será emitida em 07 dias uteis.

6.6. E se o aluno já possui o cartão de passe escolar?

O aluno que já possui o cartão de passe escolar deverá apresentar o cartão para recadastramento do mesmo. Possibilitando, assim, a compra dos créditos e, 02(dois) dias

 

6.7. Qual a documentação necessária para o cadastramento?(quem não possui cartão)

Formulário do aluno (retirado na instituição de ensino).

Cópia da identidade ou certidão de nascimento do aluno.

Uma foto 3x4, frontal e recente, sem marcas, carimbos, frases, números ou datas de qualquer natureza, cortes ou manchas. Não serão aceitas fotografias de pessoas sorrindo ou com óculos esporte.

Cópia do comprovante de residência que deverá estar em nome do estudante ou dos pais, ou uma declaração do proprietário no caso de imóvel alugado.

No caso de universitário, comprovante de matrícula emitido pela faculdade ou universidade.



6.8. Qual documentação necessária para quem já possui cartão?

Apresentar o cartão no ato do recadastramento.

Formulário do aluno (retirado na Web).

Cópia da identidade ou certidão de nascimento.

Cópia do comprovante de residência que deverá estar em nome do estudante ou dos pais, ou uma declaração do proprietário no caso de imóvel alugado.

No caso de universitário, comprovante de matrícula emitido pela faculdade ou universidade.


6.9. Quem poderá fazer o cadastramento ou recadastramento do estudante?

O cadastramento/recadastramento só poderá ser feito pelo estudante ou seu responsável legal (pai, mãe, tutor), mediante documento de identificação.

6.10. E se o estudante quiser nomear um representante?

Ele deverá anexar uma cópia de autorização, com firma reconhecida. Caso menor de 18 anos a autorização deverá ser feita pelos pais.

6.11. Onde solicitar o cartão?

Quem não possui cartão de passe escolar, poderá se dirigir:

Terminal de Campo Grande

Terminal de Ibes

Terminal de Laranjeiras

Loja do Estudante na Ufes (próximo ao cine Metropolis)

6.12. Onde carregar os créditos?


Terminal de Campo Grande

Terminal de Ibes

Terminal de Laranjeiras

Loja de estudante na Ufes (próximo ao cine Metropolis)

6.13. Quem carrega os créditos no cartão do estudante?

A carga/recarga do cartão só poderá ser feito pelo estudante ou seu responsável legal (pai, mãe, tutor), mediante documento de identificação.

6.14. E se o estudante quiser nomear um representante?

Ele deverá apresentar uma autorização, com firma reconhecida e o documento com foto. Caso menor de 18 anos, a autorização deverá ser feita pelos pais.

6.15. Como proceder no caso de roubo ou perda do cartão?

O estudante deve ligar para o número 2122-0233 e pedir o bloqueio do cartão. Em seguida, se dirigir a um posto de vendas do GVBus com um documento de identificação e fazer a solicitação de um novo cartão, mediante ao pagamento.

6.16. Quem poderá fazer a solicitação?

Só poderá ser feito pelo estudante ou seu responsável legal (pai, mãe, tutor), mediante documento de identificação.

6.17. Qual o valor da taxa de segunda via?


A taxa para aquisição da segunda via é de R$ 20,00.

6.18. Qual o prazo para entrega da segunda via?

A segunda via é entregue em cinco dias úteis após a solicitação.

6.19. Em caso de cartão danificado, quais as providências a serem tomadas?

O cartão que sofrer qualquer dano técnico e deixar de funcionar corretamente deverá ser apresentado na Loja Central do GVBus, na Avenida Reta da Penha. Se o cartão possuir problemas técnicos internos, ele será prontamente trocado por outro, sem nenhum custo para o seu portador. Se houver sinais de vandalismo ou descuido, será cobrada uma taxa de emissão de segunda via. Por isso, evite colocar o seu cartão em locais de exposição ao calor, gordura ou em contato com a água e clipes.

6.20. Quais os cuidados necessários com os cartões:

Não dobrar, perfurar nem grampear o cartão.

Não molhar.

Não expor o cartão ao sol, calor ou a produtos químicos.

Não colar adesivos, nem plastificar.

Nunca emprestar seu cartão a terceiros.

Lembre-se de que um cartão bem conservado e utilizado corretamente evita erros de leitura.



6.21. Qual o risco do cartão ser falsificado?

A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação.

6.22. O que muda dentro dos ônibus com a bilhetagem eletrônica?

A bilhetagem trouxe poucas alterações visuais nos coletivos. A mudança mais perceptível é a presença do Validador, um equipamento no formato de uma caixa retangular, fixado em uma das colunas, ao lado do cobrador ou do motorista, no caso dos microônibus. O Validador tem a função de efetuar a leitura dos cartões, debitar o valor correspondente a uma tarifa, mostrar o saldo do cartão e liberar a catraca. Essa tecnologia, embora seja nova no mercado (aproximadamente 10 anos), já está implantada na maioria das capitais brasileiras.

6.23. A aquisição do cartão é obrigatória?

Não. O cidadão comum poderá optar por pagar em dinheiro a sua passagem.

6.24. Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que restam no cartão?


Ao apresentar o cartão ao Validador, o passageiro recebe a informação sobre a tarifa cobrada naquela linha. Todas essas informações são apresentadas pelo visor do equipamento.

6.25. Um cartão que ficou mais de 12 meses sem uso pode ser utilizado e quais as providências a serem tomadas?

O cartão eletrônico que não for utilizado pelo prazo de 12 meses é considerado inativo e não irá liberar a catraca nos ônibus. O interessado deverá proceder a sua liberação comparecendo ao prédio administrativo do GVBus, na Loja Central na Reta da Penha, portando o cartão para análise do ocorrido. Os créditos remanescentes (quando houver) não são perdidos e podem ser utilizados após a liberação do cartão.



Confira a legislação do Passe Escolar:

Decreto 3.076-N

Decreto 4.049-N

Lei 3939



 

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