Cartão Estudante Gratuito

 

1. Estudante Gratuito

O cadastramento e o recadastramento dos cartões Estudante Gratuito (ensino médio da rede pública estadual e federal) passou a ser via web a partir de 2012. Quem não possui cartão Estudante Gratuito deve procurar os seguintes locais de cadastramento: Terminais de Campo Grande, Ibes, Laranjeiras, Jacaraípe e Vila Velha e a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis).

Quem já possui cartão Estudante Gratuito, por sua vez, deverá fazer o recadastramento nos Terminais de Jacaraípe, Vila Velha, Campo Grande, Ibes, e Laranjeiras e na Loja do Estudante na Ufes, no campus de Goiabeiras, próximo ao Cine Metrópolis.

2. Documentos necessários

2.1. Para alunos

Para cadastro: cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; cópia de comprovante de residência em nome dos pais ou do próprio estudante (no caso de aluguel, anexar uma declaração do proprietário ou cópia do contrato) 01 foto 3x4 frontal e recente, sem marcas, carimbos, frases, números, datas de qualquer natureza, cortes ou manchas. Não serão aceitas fotografias digitalizada, de pessoas sorrindo ou com óculos que não sejam de grau, e ficha de cadastro preenchida e impressa na web, assinada e carimbada pela direção instituição de ensino ou pessoa credenciada.

O cartão Estudante Gratuito será entregue em 07(sete) dias úteis no caso de novos cadastros. Para este tipo de cartão não é preciso fazer a recarga pois o mesmo será bloqueado ao fim do ano letivo.
Quem já possui o cartão Estudante Gratuito terá que apresentar, para recadastramento: cartão Estudante Gratuito; cópia do comprovante de residência em nome dos pais ou do próprio estudante (no caso de aluguel, anexar uma declaração do proprietário ou cópia do contrato), cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e ficha de recadastramento.

2.2. Para as Instituições de ensino

2.2.1. Ifes e demais órgãos federais de educação

  •  Instrumento de credenciamento ou recredenciamento (autorização de funcionamento)
  •  Estatuto ou regimento da instituição de ensino.
  •  Relação de cursos aprovado pelo conselho de direção
  •  Calendário letivo assinado e carimbado pelo diretor.
  •  CNPJ

 2.2.2. Instituições de ensino básico (ensino médio, EJA - Educação de Jovens e Adultos de nível médio, técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio).

  •  Documento de credenciamento ou recredenciamento emitido pelo poder público (autorização de funcionamento)
  •  Documento de autorização dos cursos.
  •  Estatuto constitutivo ou regimento da instituição de ensino.
  •  Calendário aprovado pelo sub núcleo regional de educação.
  •  CNPJ

 3. Como bloquear o cartão

A implantação da bilhetagem eletrônica oferece ao passageiro que perder o cartão um serviço exclusivo para bloqueio.

Para ter acesso ao serviço, ele deverá acionar o GVBus fornecendo seus dados pessoais. A medida só é permitida porque o cartão possui um chip eletrônico. O bloqueio é feito na Loja Central do GVBus na Avenida Nossa Senhora da Penha, Ed. Century Tower, Torre B, ou pelo telefone 0800 028 1810.

O bloqueio de cartão estudante gratuito pode ser feito pelo agente comercializador diante dos seguintes motivos:

   1. Utilização fora do horário compatível com o deslocamento residência/escola/residência;

   2. Constatação de distância residência – escola inferior a um quilômetro;

   3. Abandono da escola.

   4. E demais razão previstas no Art. 12 § 1º do Decreto Regulamentar Nº 3252-R/2013.

4. Como pedir segunda via

O cartão Estudante Gratuito pode ser solicitado nos postos de atendimento. Para toda e qualquer segunda via, será preciso apresentar documentos de identidade  e pagar uma taxa de R$ 24,50.

5. Postos de Atendimento

  • Loja da UFES (próximo ao cine Metropolis)
  • Terminal de Campo Grande
  • Terminal de Ibes
  • Terminal de Laranjeiras
  • Terminal de Jacaraípe
  • Terminal de Vila Velha

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

5.2. Para tirar dúvidas:
SAC
Tel.: (27) 0800 028 1810
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h20, e das 8h às 18h, no sábado.
E-mail: sac@gvbus.com.br


6. Perguntas mais freqüentes

6.1. Quem tem o direito ao cartão Estudante Gratuito?
Os estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e federais e que residem a mais de um quilometro da escola.

6.2. Qual a vantagem de possuir o cartão Estudante Gratuito?
Garante a ida e volta gratuita do aluno no deslocamento residência/escola/residência.

6.3. O cartão poderá ser usado em qualquer linha de ônibus?
Não, somente nas linhas especificadas para este deslocamento.

6.4. O cartão Estudante Gratuito pode ser usado todos os dias?
Não. Ele só permite o uso de duas passagens ao dia, de segunda a sexta-feira. Não permite finais de semana, feriados e períodos de férias escolares.

6.5. Como fazer para solicitar o cartão Estudante Gratuito?
Através do site do GVBus o aluno preenche a ficha de cadastro/recadastro, após, deve solicitar que a direção da escola ou pessoa credenciada junto ao GVBus, carimbe e assine a mesma.

6.6. Até quando o estudante poderá solicitar o cartão Estudante Gratuito?
Durante todo o período letivo da instituição de ensino.

6.7. Até quando o estudante poderá utilizar o cartão Estudante Gratuito?
Até o último dia do período letivo.

6.8. E se o aluno possui o cartão de Passe Escolar?
O estudante que optar pela gratuidade integral deverá devolver o cartão Transcol Estudante, cedido a ele em comodato. Caso não o possua deverá pagar o valor correspondente a 2ª via pela não devolução

6.9. E se o estudante desistir do cartão Estudante Gratuito e quiser voltar para o passe escolar?
O benefício pode ser alterado a qualquer tempo, por solicitação do beneficiário, quando então será cobrada a emissão do novo cartão Transcol Estudante.

6.10. Qual a documentação necessária para o cadastramento?(quem não possui cartão)

  •   Formulário do aluno (retirado na web).
  • 01 foto 3x4 frontal e recente, sem marcas, carimbos, frases, números, datas de qualquer natureza, cortes ou manchas. Não serão aceitas fotografias digitalizadas, de pessoas sorrindo ou com óculos que não sejam de grau.
  •   Cópia da identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  •   Cópia comprovante de residência que devera estar em nome do estudante. ou dos pais, ou uma declaração do proprietário no caso de imóvel alugado.


6.11. Qual documentação necessária para quem já possui cartão?

  •   Apresentar o cartão no ato do recadastramento.
  •   Formulário do aluno (retirado na web).
  •   Cópia da identidade ou certidão de nascimento do aluno
  •   Cópia do comprovante de residência que deverá estar em nome do estudante ou dos pais, ou uma declaração do proprietário no caso de imóvel alugado.


6.12. Quem poderá fazer o cadastramento ou recadastramento do estudante?
O cadastramento só poderá ser feito pelo estudante ou seu responsável legal (pai, mãe, tutor), mediante documento de identificação. A retirada do 1º cartão deverá ser feita pelo próprio aluno.

No recadastramento a entrega do formulário deverá ser feita exclusivamente pelo próprio estudante ou o mesmo estar acompanhado pelo responsável legal.

6.13. E se o estudante quiser nomear um representante?
Ele deverá anexar uma cópia da autorização, com firma reconhecida. Caso menor de 18 anos, a autorização deverá ser feita pelos pais.

6.14. Como proceder no caso de roubo ou perda do cartão?
O estudante deve ligar para o número 0800 028 1810 e solicitar o bloqueio do cartão. Se dirigir a um posto de vendas do GVBus com um documento de identificação e fazer a solicitação de um novo cartão, mediante ao pagamento de taxa de R$24,50.

6.15. Quem poderá fazer a solicitação de segunda via?
Só poderá ser feito pelo estudante ou seu responsável legal (pai, mãe, tutor), mediante documento de identificação.

6.16. Qual o valor da taxa de segunda via?
A taxa para aquisição da segunda via é de R$ 24,50.

6.17. Qual o prazo para entrega da segunda via?
A segunda via é entregue em cinco dias úteis após a solicitação.

6.18. Em caso de cartão danificado, quais as providências a serem tomadas?
O cartão que sofrer qualquer dano técnico e deixar de funcionar corretamente deverá ser apresentado na Loja Central do GVBus, na Avenida Nossa Senhora da Penha. Se o cartão possuir problemas técnicos internos, ele será prontamente trocado por outro, sem nenhum custo para o seu portador. Se houver sinais de vandalismo ou descuido, será cobrada uma taxa de emissão de segunda via. Por isso, evite colocar o seu cartão em locais de exposição ao calor, gordura ou em contato com a água e clipes.

6.19. Quais os cuidados necessários com os cartões:

  •  Não dobrar, perfurar nem grampear o cartão.
  •  Não molhar.
  •  Não expor o cartão ao sol, calor ou a produtos químicos.
  •  Não colar adesivos, nem plastificar.
  •  Nunca emprestar seu cartão a terceiros.
  •  Lembre-se de que um cartão bem conservado e utilizado corretamente evita erros de leitura. 

6.20. Qual o risco do cartão ser falsificado?
A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação.

6.21. O que muda dentro dos ônibus com a bilhetagem eletrônica?                    
A bilhetagem trouxe poucas alterações visuais nos coletivos. A mudança mais perceptível é a presença do Validador, um equipamento no formato de uma caixa retangular, fixado em uma das colunas, ao lado do cobrador ou do motorista, no caso dos microônibus. O Validador tem a função de efetuar a leitura dos cartões, e liberar a catraca. Essa tecnologia, já está implantada na maioria das capitais brasileiras.

6.22. A aquisição do cartão é obrigatória para os passageiros que não utilizam vale-transporte e passe escolar?
Não. O cidadão poderá optar por pagar em dinheiro.


Confira a legislação do cartão Estudante Gratuito: 

  • Lei Complementar nº 433/2008
  • Lei Complementar nº 664/12
  • Decreto nº 3.252-R
  • Decreto Nº 2.012-R
 
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